O planejamento patrimonial nada mais é do que um conjunto de estratégias jurídicas que tem como objetivo perpetuar o patrimônio familiar, além de reduzir a carga tributária e proporcionar segurança jurídica aos herdeiros.
O planejamento pode ser utilizado em inúmeros cenários, tanto por quem está começando a namorar e vai adquirir o primeiro imóvel, quanto por quem já é casado, tem filhos, imóveis e participações societárias, e gostaria de se organizar.
Importante ressaltar, neste ponto, que o planejamento sucessório não se confunde com o planejamento patrimonial. O primeiro busca planejar a transferência mais adequada dos bens aos familiares, ou terceiros, após sua morte. O segundo, por sua vez, corresponde à forma como autor se associa aos seus bens, e a utilização e fruição destes por seus familiares.
Para que o planejamento ocorra dentro dos ditames legais, faz-se necessário a presença de profissionais especializados, a fim de se traçar a melhor gestão estratégica de acordo com os valores e perfil dos negócios.